xocolate

ponto de encontro dos amantes de chocolate... e doutras coisas doces, menos doces e salgadas

Monday, November 21, 2005

Os meus primeiros bombons de molde


Estes são os primeiros bombons que fiz utilizando um molde próprio para o efeito.
Confesso que estava receoso quanto ao resultado, mas ainda assim, para uma primeira vez, e tendo em conta que não tinha termómetro para ver se o chocolate estava suficientemente destemperado, não sairam nada mal, o que acham?
O molde comprei-o na sexta-feira ao final do dia, numa loja de equipamentos de hotelaria chamada Nortel, que fica na esquina na Rua dos Anjos com a Avenida Almirante Reis. Eu sei que são um bocado pindéricos, mas era o que havia... as alternativas eram ovos de Páscoa ou grãos de café... e eu tinha de experimentar rapidamente, portanto não houve lugar para esquisitices!
O resultado foi básico - chocolate negro por fora, ora com uma ganache simples (200g chocolate c/ 200g de natas) no interior, ora com uma pasta de avelãs torradas e moídas envolvidas pela mesma ganache utilizada nos restantes bombons. A ideia foi mesmo "ver o que saía". Nem todos se soltaram dos moldes confesso, mas a maioria saiu em boas condições, praticamente sem vestígios de bolhas de ar, embora o brilho do chocolate pudesse obviamente ser mais apurado.
Sábado à noite comecei por iniciar o enchimento dos moldes e fazer a ganache. Dei 3 horas para a ganache repousar e aproveitei para ir ao cinema - fui ver o Flightplan com a Jodie Foster, deu para passar o tempo mas não passou disso. Quando regressei a casa enchi os moldes com a ganache, deixando espaço para a camada final de chocolate, que verti algum tempo depois, com uma leitura do Expresso pelo meio. No domingo ao final da tarde já tinha bombons.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

mmmmmmmm..... nham nham

23 November, 2005 01:03  
Anonymous Anonymous said...

...finalmente conheci alguem como eu...maluco ao ponto de fazer chocolates num sábado à noite!!! Conheces os cursos de bombons da ESHT?

23 March, 2006 11:13  
Blogger FAS said...

Conheço, já me tentei inscrever mas aquilo é super concorrido... Quando eu podia já nao havia disponibilidade, quando houve outro era em datas complicadas pra mim... mas gostava mesmo de ir a uns do Pierre Hermé, tipo uma manhã ou uma tarde... e por preço quase idêntico aos da ESHT

23 March, 2006 17:24  

Post a Comment

<< Home