xocolate

ponto de encontro dos amantes de chocolate... e doutras coisas doces, menos doces e salgadas

Monday, November 28, 2005

Máquinas do Tempo


Resolvi aproveitar parte da minha tarde de sábado para ir até à Baixa - o que em época natalícia é sempre agradável - e visitar dois daqueles lugares "míticos" cujos nomes ouvia desde criança, ora citados pela minha mãe ou pela minha avó.
Quem não se recorda do célebre slogan publicitário "O Braz & Braz tem!" ? Pois o Braz & Braz foi precisamente um desses lugares, sendo que o outro foi a "concorrente" Pollux. Para quem não saiba, o Braz & Braz fica na Travessa de S. Domingos (perto da Igeja de S. Domingos, por detrás do McDonald's do Rossio) e a Pollux fica na Rua dos Fanqueiros. A viagem entre ambas faz-se, obviamente, a pé.
Em período de Advento e inebriado pelo espírito natalício que assola já as nossas cidades, decidi que vou experimentar algumas receitas de biscoitos - quer o chocolate entre nelas quer não - e necessitava de comprar uns corta-massas. E era essa a ideia da minha pequena viagem.
Creio que a última vez que terei entrado em ambas as lojas foi certamente antes de ter deixado o ciclo preparatório... mas lá fui, na expectativa da surpresa. Foi como entrar uma Máquina do Tempo - quer a Pollux quer o Braz & Braz são aquele tipo de lojas que eu acho que só existem em Portugal. Ou melhor, que JÁ só existem em Portugal. Se algum dia precisarem de encontrar qualquer coisa que "antigamente havia" mas que nunca mais viram em lado nenhum, é praticamente certo que a encontrarão na Pollux ou no Braz & Braz. Estas duas lojas estão para os artigos de casa e cozinha como a generalidade das lojas de roupa da Baixa está para as multi-nacionais de pronto-a-vestir.
A experiência é realmente digna de se viver. Vale a pena perderem um bocado e visitarem estas lojas. Acho que serão incapazes de abandonar qualquer uma delas sem comprar qualquer coisa!
Eu por mim comprei o que procurava e o que não procurava. E a bom preço. Na Pollux foram 36 cortadores de massa, dos mais variados tamanhos e feitios, por cerca de €11,00. No Braz & Braz foram 24 moldes em inox para bombons por €2,70!
Claro está que quando lhes começar a dar uso, serão os primeiros a saber.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home